Bem Vindo ao meu Blog!! Arigato gozaimasu pela sua visita e volte sempre minna ♥


Pesquisar:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lendas de Jacareí.

Konnichiwa minna-san! Hoje um assunto foi levantado onde eu trabalho, e como a curiosidade por coisas assim me persegue, fui em busca das Lendas aqui de minha cidade. Não acredito nessas coisas, assim como superstição, mas é interessante certas histórias, eu gosto e resolvi compartilhar! Enfim... a lenda de hoje é da Serpente que comia a cidade! 


"Pelos relatos de antigos habitantes conta a lenda que no final do século passado, início deste, surgiu uma enorme serpente que estava comendo as margens do Rio Paraíba, provocando grandes estragos na região ribeirinha, chegando a ameaçar a própria igreja da Matriz. Os habitantes se reuniram e, em procissão levaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, e jogaram ela nas águas do Paraíba a espera que a Virgem, milagrosamente aplacasse a fome da serpente. Na mesma época, o Coronel Leitão, da noite para o dia, desviou o Rio Paraíba de seu antigo leito (ele passava onde hoje é a Praça dos Três Poderes) utilizando a mão-de-obra dos inúmeros escravos que lhe serviam, o que conteve a erosão, e acalmou os habitantes. No mesmo tempo, em Aparecida do Norte, pescadores retiraram com as redes, do Rio Paraíba, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, envelhecida e pretejada pela ação da água e da lama, e a chamaram de Nossa Senhora Aparecida. A pesca no dia, foi fantástica, e eles ergueram no local uma capela onde depositaram a Santa. Garantes, os antigos, que Nossa Senhora Aparecida é a Nossa Senhora da Conceição lançada nas águas aqui em Jacareí. Foram portanto, dois milagres: a mudança do leito do Rio e a fartura da pesca em outro trecho." 

Rio Paraíba - Jacareí - SP
Praça Três Poderes - Centro - Jacareí -SP

Hm, nem dá pra acreditar numa coisa dessas. Realmente, as pessoas de antigamente tinham uma imaginação e tanto e isso porque nem tinham televisão (risos!). E por mais que eu não acredite em lendas e que tudo isso seja um absurdo, é tão legal conhecer as histórias antigas da cidade! Bom, a próxima vai ser A Loira da Dutra (kkkkkkkk), por enquanto é isso, pra quem leu aqui, domo arigato gozaimasu e até mais!
Beijos, Isabelle-chan.

2 comentários:

  1. Oi Isabelle, bom, acho legal o seu interesse sobre as "estorias" de nossa cidade. No entanto, devo lhe dizer que uma parte da lenda da serpente `e verdadeira, o Sr. Joao da Costa gomes Leitao de fato, desviou o curso do rio Paraiba. Inclusive, o meu TCC de Historia trata desse fato ocorrido no final da metade do sec. XIX. Quanto a imagem da Santa jogada no rio, se isso ocorreu mesmo, foi em meados do sec. XVII ou XVIII. Abracos, Alexandre Cortelli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!! Pois é, as pessoas ultimamente não dão muito valor as histórias da cidade... inclusive as lendas que fazem parte. Sobre o rio paraiba, muito interessante, obrigada por essa informação. Realmente não sabia do desvio do rio. Mas a parte mesmo da qual me refiro que usou bastante da imaginação é da serpente rsrs. Preciso escrever mais algumas aqui... com o seu comentário, me senti motivada ^^ Obrugada, e volte sempre ^^

      Excluir