Bem Vindo ao meu Blog!! Arigato gozaimasu pela sua visita e volte sempre minna ♥


Pesquisar:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cólica menstrual.

Parece brincadeira, mas acho que nunca vou me acostumar com a ideia de ficar menstruada durante uns 7 dias, todo mes, pela minha vida inteira. Realmente, nós mulheres, ficamos com a parte mais dolorida que é essas cólicas infelizes que atacam todo mes, as dores do parto quando chegar a hora. E tem gente que insiste em dizer que isso é frescura. Vai dizer algo machista pra uma mulher de TPM... você morre mano! Enfim, muita gente só ouve falar, sente, mais não sabe exatamente o que são essas cólicas...

A cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Também é chamada de dismenorreia e afeta 50% das mulheres em idade fértil. Juntamente à tensão pré-menstrual, é uma das principais queixas das mulheres (e daqueles que convivem com ela e correm risco de vida, falei!), responsável por perda de dias inteiros de estudo ou trabalho.

A menstruação é a descamação da camada interna do útero, camada essa que foi preparada durante o ciclo menstrual para receber uma gravidez. (em outras palavras, é como se tivesse uma garra dentro da sua barriga arranhando com toda a força e sem parar, chora!). O organismo feminino, para evitar uma perda excessiva de sangue que acompanha essa descamação, faz com que o útero se contraia. (você senti as dores do parto mais sem tá parindo ninguém! você vê estrelas de tanta dor). Quem estimula esse processo é uma substância chamada prostaglandina, que também é responsável pela dor. (substancia cretina). Portanto, a dismenorreia primária é uma condição regular do ciclo menstrual de algumas mulheres.

 Sintomas: O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga, e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente (como no meu caso). É uma dor em cólica, ou seja vai e volta. Costuma aparecer algumas horas antes ou junto com a menstruação. Geralmente toda a região do abdômen fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas gerais como: enjoos, diarréia, vômitos, cansaço, dor de cabeça, nervosismo, vertigem e até mesmo desmaios. (tá vendo a tortura que eu passo todo mês?!)

Pois é, fiz um resuminho básico, e acho que num tenho mais nada pra falar. A não ser a revolta que eu tô de ter que trabalhar nesses dias, quando tudo que eu mais quero e preciso é deitar no sofá, com roupas confortaveis e ir no banheiro sempre que necessário. E tomar quantos banhos eu quiser, já que debaixo do chuveiro é o melhor lugar pra ficar quando se está assim! Bom, pra quem leu o post, domo arigato gozaimasu! E que o dia passe logo, amem!



Beijos, Isabelle-chan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário